MENU
  • 05/11/2021

    O Alumínio e seu impacto no mercado

    O alumínio e seu impacto no mercado

    O alumínio é um dos metais mais abundantes, importantes e presentes no mundo. Essa liga metálica que pode ser encontrada em móveis, janelas, portas, acessórios, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e tantos outros produtos com várias utilidades, é provavelmente um dos materiais mais presentes na sua casa.

    Experimente parar por alguns segundos e observar o que realmente estamos falando. É incrível, não é mesmo?

    Agora, você sabe como surgiu o alumínio e quais são os impactos positivos desse material no mercado econômico e financeiro de nosso país?

    Continue lendo esse artigo e entenda um pouco mais sobre a raiz da nossa matéria-prima.

    Como surgiu o alumínio

    Segundo levantamentos feitos pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção de Minério) a história do alumínio está entre as mais recentes do âmbito das descobertas minerais. Uma das razões é o fato de não se encontrar alumínio em seu estado nativo, e sim a partir de processos químicos.

    Esse minério é chamado de bauxita, que tem como principal característica a sua aparência, semelhante a uma “pedra de barro”. A bauxita foi identificada pela primeira vez lá em 1821, em Les Baux no Sul da França, por Berthier. Na época, o alumínio ainda não era reconhecido e não tinha valor.

    Só em fevereiro de 1854 aconteceu a sua primeira obtenção industrial por meio de estudos químicos realizados por Sainte-Claire Deville, que desenvolveu o lingote de metal apresentando-o na exposição de Paris no ano seguinte.

    Quer saber mais sobre o alumínio e seu impacto no mercado brasileiro? Clique aqui e continue lendo esse artigo.
    Imagem: Fluxo do material, da extração ao beneficiamento. Fonte: Grantthornton

    Bom, a história do alumínio é bem extensa e não termina aqui, caso queira ter acesso a ela na íntegra, acesse “História da utilização do Alumínio”, um artigo completo escrito por André Luis Silva da Silva, disponibilizado no site InfoEscola.

    Importância do alumínio para o mercado brasileiro

    Antes de começarmos a falar da importância desse material para o nosso país, é importante falarmos sobre alguns dados. O Brasil é o:

    • Décimo quinto produtor de alumínio primário no mundo, ficando atrás de países como a China, Rússia, Índia e Canadá, Emirados Árabes, Austrália, Vietnã, Bahrain, Noruega, Estados Unidos, Arábia Saudita, Malásia, África do Sul e Islândia;
    • Quarto produtor de bauxita, atrás da Austrália, Guiné e China; e
    • Terceiro produtor de alumina, atrás de China e Austrália. 

    Em 2019, o setor gerou 114.015 empregos diretos e 370.867 empregos indiretos, o que acarretou em uma grande evolução na nossa cadeia econômica produtiva, mesmo entrando em tempo de pandemia.

    O principal fator que faz do alumínio um grande aliado para a economia do mercado brasileiro, deve-se às suas propriedades físicas e químicas, como: baixa densidade, alta resistência à corrosão e alta condutividade elétrica e térmica.

    Indústria de alumínio e suas aplicações no mercado da construção civil 

    Por ser um metal durável, resistente às mudanças climáticas, corrosão e ecologicamente correto, o alumínio é considerado importantíssimo na elaboração de um projeto para o setor da construção civil.

    Por sua variedade de aplicação e versatilidade, ele acaba tomando, muitas vezes, o espaço de materiais comuns, como a madeira e o plástico, e adentrando de forma certeira e efetiva em grandes projetos no mercado.

    O alumínio também é capaz de proporcionar um alto isolamento térmico se combinado com outros materiais, bem como proporciona maior iluminação natural, reduzindo consumo de energia.

    Outras aplicações que podemos facilmente identificar o alumínio e estão presente em nosso cotidiano são:

    • Revestimento de embalagens diversas, destacando-se as latas e as embalagens Tetra Pak;
    • Embalagens domésticas e ferramentas de construção;
    • Nas redes de transmissão elétrica; e
    • Aparelhos eletrônicos.

     

    A Alumasa

    Aqui na Alumasa o alumínio é a nossa principal matéria-prima. São mais de 35 anos de mercado utilizando ele na produção de diversos materiais, como: 

    • Perfis de alumínio;
    • Esquadrias de alumínio;
    • Portas de alumínio;
    • Divisórias de alumínio;
    • Pergolados;
    • Decks com imitação de madeira;
    • Escadas;
    • Entre outros.

    Todo o alumínio usado em nossos materiais chega à nossa fábrica no formato mais bruto - tarugos e lingotes. Logo são encaminhadas para o processo de refusão, onde as barras são derretidas em um forno de alta temperatura e depois seguem para o processo normal para a produção de perfis, esquadrias, etc.

    Tudo isso só é possível porque investimos diariamente em tecnologia, inovação e qualificação de nossos funcionários. Dessa forma conseguimos proporcionar as melhores entregas aos nossos clientes e os melhores resultados a nossa empresa.

    E é graças aos nossos mais de 1000 funcionários altamente capacitados, rede de representantes e nosso administrativo, que hoje somos uma empresa de presença nacional. Sermos reconhecidos como parte importante da economia do nosso país e como referência no setor de distribuição e alumínio é gratificante.

    Quer saber mais sobre nossa história e produtos?
    Navegue pelo nosso site:

    Empresa
    Produtos
    Catálogos
    Representantes Alumasa por todo Brasil
    Contato

    VOLTAR
    Compartilhar:

O que você procura?

Ficou com

alguma dúvida?

Entre em contato, será um
prazer ajudar você!

ENTRE EM CONTATO
Reunimos em um só lugar

todos os catálogos

Faça os downloads do que você
precisa agora mesmo!

IR PARA DOWNLOADS
Você já conhece nosso canal

no youtube?

VER CANAL
Trabalhe conosco